quinta-feira, 5 de julho de 2012

BAIRROS DE SÃO PAULO COM NOMES INDÍGENAS

      Os alunos da 4a. B sob a coordenação da Professora Ana M. Caldeira Carbone motivados pela leitura do livro de Daniel Munduruku - Crônicas de São Paulo - um olhar indígena realizaram um trabalho de pesquisa e ilustração, que resultou na belíssima produção de um livro, resgatando a memória de São Paulo, pontos geográficos, aspectos da botânica e zoologia presentes na nomenclatura indígena. Os índios costumavam batizar os bairros com nomes das plantas e animais característicos do local, como exemplo: Tucuruvi (gafanhoto verde). Este trabalho propicia a integração de diferentes componentes curriculares: Natureza e Sociedade (História, Geografia e Ciências), Português, Matemática, Artes. Esta interdisciplinaridade é recomendada pelas Orientações Curriculares.
    O referido trabalho encontra-se disponível para apreciação na Sala de Leitura. A comunidade escolar poderá apreciar a exposição dos livros e produções artísticas no pátio da escola dia 06/07/12.




    Agradecimentos especiais às professoras: Neuza Alcaraz pela indicação do livro, à prof. Rose Gimenes e à Silmara Simocelli.







Postado pela Prof.ª Ana Maria Caldeira Carbone

Nenhum comentário:

Postar um comentário