quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Texto extraído do site da UNICASTELO

I Congresso de Educação: Zona Leste – Currículo e Território
por: Ana Aparecida Amato
13/10/2013
Na semana de 08 a 11 de outubro de 2013 as Diretorias Regionais de Educação Itaquera, São Mateus, Penha, Guaianases e São Miguel promoveram  o I Congresso Zona Leste: Currículo e Território.
O evento, conforme previsto no Projeto Político Pedagógico da DRE Itaquera,  apresentou os trabalhos desenvolvidos pelas Unidades Educacionais de Educação Infantil e de Ensino Fundamental dos sete distritos:  Itaquera, Cidade Líder, Parque do Carmo, José Bonifácio, Aricanduva, Formosa e Carrão, além de ter proporcionado debates e reflexões sobre como a vida dos nossos alunos e  o entorno podem se transformar em Currículo, numa perspectiva interdisciplinar, de pesquisa e de produção de conhecimentos pelos atores da Escolas de Ensino Fundamental da Educação Básica.
O evento contou  com a  participação das Escolas de Educação Básica da Rede Estadual do Estado de São Paulo, das Instituições de Ensino Superior, das Subprefeituras da região Leste, das Associações Não Governamentais, Diretorias de Ensino da Secretaria Estadual de Educação  e demais setores da sociedade.
Foi realizado nos CEUs da região Leste e na sede da Universidade Camilo Castelo Branco.
No dia 08 de outubro, data da abertura dos trabalhos, a primeira mesa de debate foi realizada no CEU Aricanduva e foi  composta pelo Secretário Municipal de Educação  Professor César Callegari, Professores da UNIFESP Célia Giglio e Marcos Cezar de Freitas  e pela Reitora da UNIFESP Profª Soraya Soubhi  Smaili sob a mediação do Professor  Valter de Almeida Costa - Diretor Regional de Educação Itaquera e  da Professora Abigail Malavasi – Coordenadora do Curso de Pedagogia da Universidade Camilo Castelo Branco.
No dia 11 de outubro, no CEU Azul da Cor do Mar, no encerramento dos trabalhos, a primeira mesa de debate foi composta pelo Diretor de Orientação Técnica Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação - Professor Fernando José de  Almeida, Diretores Regionais de Itaquera - Prof. Valter de Almeida Costa, São Mateus – Professora Lourdes Fátima Paschoalleto Possani, Penha - Professor Elio Araújo da Silva, Dirigente de Ensino da Leste 4 - Professor José Carlos, Professores da Universidade Camilo Castelo Branco: Rute  e Abigail Malavasi e pela Gestora do CEU Sandra Rocato. A segunda mesa de debate foi mediada pelo Diretor Regional de Educação Itaquera  e  contou com a participação do Subprefeito de Itaquera – Dr Guilherme Henrique de Paula e Silva, Coordenadora  de Planejamento e Desenvolvimento  Urbano da Subprefeitura de Itaquera Taise da Costa Endrigue, do Subprefeito da Penha Dr. Miguel Perrella e do representante  do Subprefeito  de Ermelino Matarazzo – Evandro Colasso.
O Diretor de DOT- SME, Prof. Fernando José de  Almeida, ressaltou a capacidade que o “entorno tem de transformar o indivíduo e que a pessoa é constituída daquilo que recebe do seu entorno”. Os Diretores Regionais de Itaquera, São Mateus e Penha ressaltaram como foi significativo e promissor o trabalho realizado  coletivamente pelas 05 (cinco) Diretorias Regionais de Educação da Zona Leste do Município de São Paulo. A Universidade  e o Dirigente da Diretoria de Ensino Leste 4 ressaltaram a importância das parcerias quando se trata  da construção de um trabalho de qualidade e a Gestora do CEU ressaltou  o papel do CEU na vida das pessoas.
Parabenizamos a todos que participaram desta semana: Organizadores, Palestrantes, Convidados, Mediadores, Alunos, Professores, Gestores, Funcionários e Servidores  pois sem dúvida o trabalho desenvolvido possibilitou a reflexão do Papel da Educação na vida das pessoas da Cidade de São Paulo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário