terça-feira, 30 de outubro de 2012

ENTRE BRUXAS E SACIS



 
O Halloween não faz parte da cultura brasileira. Entretanto, ao aprendermos o inglês como língua estrangeira, consequentemente, entramos em contato com a cultura que estudamos juntamente com o idioma. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais de Língua Estrangeira, ao promover a apreciação dos costumes e valores de outras culturas, é possível desenvolver a percepção da própria cultura e a aceitação das diferenças culturais nas maneiras de expressão e comportamento.

De acordo com os objetivos propostos pelos PCNs, espera-se que ao longo dos quatro anos do ensino fundamental II o aluno seja capaz de vivenciar uma experiência de comunicação humana pelo uso de uma língua estrangeira, no que se refere às novas maneiras de se expressar e ver o mundo, refletindo sobre costumes ou maneiras de agir e interagir e as visões do próprio mundo, possibilitando maior entendimento de um mundo plural e de seu próprio papel como cidadão de seu país e do mundo. Sendo assim, conhecer a cultura do outro, não significa necessariamente que devamos abrir mão ou rejeitar toda a nossa riqueza cultural. Ao contrário, visitanto outras culturas nos permite um olhar mais cuidadoso e aguçado, capaz inclusive de valorizar mais tudo o que temos em nosso país, vai depender de você.

Aqui em nossa escola o Halloween tem sido um pretexto interessante para aprendermos mais a respeito da língua inglesa. Outra coisa que precisa ficar bem claro é que não há nenhuma relação entre as atividades que realizamos em sala de aula e qualquer crença religiosa. Fazemos da data um pretexto a mais para ouvir e contar boas histórias e brincar.

Aliás, não fique entre sacis e bruxas, fique com os dois.

 

CONHEÇA O PCN DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/pcn_estrangeira.pdf

Cruzadinhas e caça palavras podem ser encontradas em: http://bogglesworldesl.com/halloween_worksheets.htm .

Have fun!

The traditional colors of halloween are: black, orange, purple, red, green and white.
Para conhecer tradições de outras partes do mundo, visite os sites:

 http://www.indianchild.com/





Nenhum comentário:

Postar um comentário